segunda-feira, 30 de junho de 2008

O DIFÍCIL É COMEÇAR...
Neste Sábado conversei com uma amiga que acabou de terminar um namoro de 4 anos. Ela me contou toda empolgada que começou a correr... Lógico que recebeu prontamente o meu apoio moral. Já até tentei convencê-la a não só correr por prazer, mas também participar de algumas provas que além de fazer um bem danado de quebra ainda nos traz dezenas de amizades bacanas.
O engraçado é que ela me disse que só consegue correr 5 minutos, caminhar 5, correr 5, caminhar 5...que era exatamente o treino que eu estava fazendo quando voltei a correr após a gravidez. Isso não é vergonha não...pois o importante já foi feito, começar a correr.
Muita gente me pergunta por onde começar, que treino fazer, onde correr, que tênis usar, mas muita calma nessa hora...
O universo da corrida é muito amplo, e muito subjetivo também, já que cada pessoa é uma pessoa, e cada treino é individual.
Não me lembro bem qual a distãncia que eu comecei a correr, até porque, como toso sabem aqui, corro desde os 14, então, fica difícil. Mas tenho certeza, não saí correndo 10km logo de cara. E é justamente isso que as pessoas tem que entender.
Começar a correr não quer dizer correr mesmo... pode começar alternando trotinhos com caminhada. Isso não o fará menos corredor.. sim, voc~e pode espalhar por aí que é um corredor sim!
Como eu disse, o difícil é começar, e a partir daí, e só a partir daí, traçar uma meta. Por exemplo: Pra que sair correndo que nem louco, dar tiros intermináveis, fazer longões, se seu objetivo é somente manter a forma? Calma, pise no freio, vá devagar. Que tal correr 8km, no dia seguinte correr 5km, no outro descansar...
Agora se realmente quer começar a participar de competições a história é outra, aliás bem diferente, pois o cuidado deve ser dobrado. Não pense que irá começar a correr hoje e dali há 30 dias estará pronto para encarar uma competição de 10km...até porque 10km é chão viu? Comece devagar, alterne terrenos, faça tiros 200m, 300m, 500m, mas aumente gradualmente, senão a consequência será até previsível...irá ter que parar de correr antes mesmo de participar de uma prova, pois com certeza se lesionará.
Eu sei que quem começa a correr acha que tem que ver resultados rápidos, mas um corredor deve ter paciência, aliás todos os grandes corredores tem paciência e devem conhecer acima de tudo o limite do seu corpo. Quem nunca viu Marizete de Paula parar no meio de uma prova porque achou que devia? Quem nunca viu um queniano participar de uma maratona e não concluir a prova? É assim que funciona. Sempre procuro dar apoio a quem me diz que quer começar ou que começou a correr, mas meu apoio vai junto com um pacote de instruções.
Tenho uma conhecida que começou a participar das competições. Na verdade desde o início achei que ela estava exagerando um pouco, já que participava de muitas provas uma atrás da outra. E não eram só provas de 10km não, onde os músculos descansam com mais facilidade não, eram provas de 21, 25...e assim ia...Conclusão, no domingo que eu participei do Comapeonato Santista, não a vi, e perguntei a um amigo em comum onde ela estava. Recebi a notícia, mas não muito surpresa, de que ela foi obrigada a parar definitivamente com a corrida e inclsuive sofrerá uma complciada operação no joelho. Isso por que? Porque treinava, treinava, sem descanso, com dores nos joelhos, mas que a ãnsia de resultados a fizeram fechar os olhos para tais consequências.
Portanto, para aqueles que começaram agora, corram sim, mas com prudência, vá ao médico, faça um check up e divirtam-se acima de tudo com os treinos. O nosso corpo não precisa ser judiado para que tenhamos bons resultados na corrida, muito pelo contrário, ele tem que estar bem, saudável...
Amanhã, eu vou postar aqui um matéria para quem quer começar a participar d eprovas de 10km....

5 comentários:

Jorge Cerqueira disse...

---------\\\\|/---------
--------(@@)-------
-o--oO--(_)--Ooo-
Boa noite amiga Lu, me lembro que um dia vc me disse assim no meu blog que na minha residencia estaria cheio de medalhas e troféus, bom aqui em casa tem. Mais eu que digo para vc na sua residência deve estar mais do que a minha cheia de medalhas e troféus ainda mais que vc disse que vem correndo desde os 14 anos PARABÉNS amiga.
E quer dizer agora que tá dando uma de técnicas para os corredores hein, o relato está show.
Um forte abraço e continuação de boas corridas.
Um abraço,
Jorge Cerqueira
www.jmaratona.blogspot.com

Anônimo disse...

Ótimas dicas, Luciane!

A gente tem que começar a correr de acordo com a nossa capacidade física, até adquirir mais resistência e poder aumentar o ritmo.

Mas o importante, de fato, é o tal "começar", que já é um primeiro passo bastante importante.

Grande abraço.

Unknown disse...

Oi Luciane,
Tudo bem? Eu sou o Manú, nós frequentamos a DANI ACADEMIA em São Vicente. A última vez que nos vimos foi na 1ª 10 Km Santa Cecília TV, onde eu fiz meu melhor tempo em 10 Km (0h55min) e você estava grávida. ADOREI O TEU BLOG!!!!!! E adorei essa matéria, realmente quem corre tem que ter paciência!!!!
Beijos e abraços
* MANÚ *
Manuel Broco Andrade

PS: Meu e-mail pessoal é o manubroco@bol.com.br e eu tenho um perfil no Orkut.

Anônimo disse...

Luciane tudo bem?
E o João? Mandando ver?
Bem adorei seu relato e praticamente visualizei mais uma corredora para nossa Equipe... afinal queremos pessoas que gostem de correr e que queiram sair do sedentarismo...
Convida sua amiga para participar junto com a gente tenho certeza que ela logo estará rindo desses dias em que sentiu algum tipo de preocupação por ainda não correr continuamente...
O inicio é assim mesmo... o importante é persistir.
Um grande abraço e até o dia 27

Anônimo disse...

Oi Luciane,
Tudo bem? Eu sou o Manú, nós frequentamos a DANI ACADEMIA em São Vicente. A última vez que nos vimos foi na 1ª 10 Km Santa Cecília TV, onde eu fiz meu melhor tempo em 10 Km (0h55min) e você estava grávida. ADOREI O TEU BLOG!!!!!! E adorei essa matéria, realmente quem corre tem que ter paciência!!!!
Beijos e abraços
* MANÚ *