domingo, 10 de agosto de 2008


COI exclui Thanou nos Jogos em Pequim


O Comitê Olímpico Internacional (COI) anunciou neste domingo o veto da velocista Katerina Thanou nos Jogos Olímpicos de Pequim. Segundo a porta-voz da entidade, Giselle Davies, a decisão foi tomada com base nos resultados da investigação feita sobre a atleta por causa do escândalo ocorrido nas Olimpíadas de Atenas, em 2004.
Na ocasião, Thanou não compareceu ao exame antidoping programado para a véspera da disputa dos 100m. Por causa disso, ela e o companheiro de equipe Kostas Kenteris foram proibidos de participar do evento e suspensos por 2 anos.
Thanou só voltou a competir em 2007 e no último mês de julho foi incluída na lista de convocados da delegação grega. Na terça-feira passada, a situação da velocista foi avaliada por um painel de três especialistas que recomendou à comissão executiva do COI que não autorizasse sua participação nos Jogos.
Davies informou que os analistas utilizaram o item 23.2.1 do código olímpico para justificar a decisão. A regra permite que o COI adote sanções sobre
atletas que sejam considerados responsáveis por atitudes impróprias ou que possam comprometer a reputação dos Jogos.

Nenhum comentário: