quarta-feira, 27 de agosto de 2008


TREINAR POR TEMPO OU POR DISTÂNCIA?


Hoje resolvi fazer um treino longo, como eu tinha dito que faria mesmo, mas optei por não olhar a distância, mas sim o tempo em que eu estava correndo. O sol estava quente, o vento estava contra, mas mesmo assim, corri exatas 01:46min. Isso deve ter dado aproximadamente uns 17 ou 18 quilômetros, já que não forcei muito não, só queria mesmo fazer um treino longo além da distãncia que eu vinha correndo nos dias anteriores.

Aí, eu vinha pensando pela praia: O que será que é melhor? Correr por tempo ou por distãncia?" Pensei tanto, que na praia mesmo decidi que essa seria a matéria de hoje no meu blog. Então, como sempre, pesquisei sobre o assunto e achei bem bacana a conclusão...

No passado os exames laboratoriais não ofereciam tantas informações como hoje e os treinadores realizavam com seus atletas testes de campo, sem respaldo científico significativo, para poderem conhecer melhor algumas reações orgânicas em relação ao esporte e, assim, criar uma base de informações a partir da qual se iniciaria a evolução esportiva deste atleta. Normalmente, os testes eram realizados em distâncias conhecidas ou por tempo pré-determinado para analisar, basicamente, o tempo realizado pelo atleta em uma distância específica, além da evolução da freqüência cardíaca e as suas faixas de treinamento.Pois, então, junte a utilização de novos testes laboratoriais de avaliação física, o desenvolvimento de novos equipamentos capazes de representar com muito mais precisão os passos de nossos atletas, maior acesso a esse tipo de equipamento e você tem a seguinte pergunta a ser respondida: Qual a melhor forma de treinar, por tempo ou distância?Atualmente, o treino por tempo pode ser monitorado por aparelhos que mostram a distância percorrida, altimetria e também as respostas fisiológicas do atleta, como freqüência cardíaca e gasto calórico. Com isso, o atleta tem todas as informações que teria em um treinamento de campo utilizando distâncias conhecidas. Mas não se entregue totalmente a esta maravilha tecnológica, pois influências externas como umidade relativa do ar, temperatura e estresse refletem no batimento cardíaco e seu treino pode perder eficiência. O treinamento por distância contribui para uma melhor mensuração nas séries de ritmo e tiros, pois são mais exatos que os aparelhos de pulso e mais confortáveis no deslocamento em velocidade e na volta calma.O treino por distância também colabora no ganho de confiança do atleta em relação à prova, além de utilizar uma melhor técnica de movimentos do que a dos treinos por tempo.Somente como ilustração, atletas os que treinavam mais por distância do que por tempo nas sessões específicas (longos e séries de ritmo) mostravam uma resposta mais regular de tempo por km. Já os que treinavam mais por tempo do que por distância variavam muito o ritmo da prova.Outro fator importante de ser analisado no momento de programar seus treinamentos é saber exatamente o que você tem à sua disposição e seus objetivos reais com a prova, pois assim você poderá dar mais ênfase aos treinos por distância ou por tempo.Baseado, então, no exposto acima um bom programa de treinamento deve contemplar treinos por tempo e distância de uma forma harmônica e equilibrada para que o atleta tenha os benefícios, praticidade e eficiência nas duas formas de treinamento e evolua de uma forma segura e consistente até o seu objetivo final.

Bacana né? Achei interessante porque muitas vezes a gente opta por apenas um desses treinos porque acredita que só um deles é mais eficaz na hora da prova. Mas, segundo José Carlos Fernando, o Professor Zeca, que é diretor esportivo da Ztrack Esporte e Saúde o bo mesmo é aliar os dois!!!!!

Nenhum comentário: