domingo, 24 de agosto de 2008

Queniano é campeão da maratona com recorde olímpico

Samuel Kamau Wansiro fez jus à tradição do Quênia nas provas de resistência do atletismo no final da noite deste sábado (de Brasília). Muito festejado pelo público do estádio Ninho de Pássaro, ele conquistou a medalha de ouro na maratona das Olimpíadas de Pequim com o novo recorde da história da competição, 2h06min32s. A melhor marca até então (2h09min21s) pertencia ao português Carlos Lopes, estabelecida em Los Angeles-1984.
A prata ficou com o marroquino Jaouad Gharib, que superou o cansaço demonstrado durante o percurso para completar a prova 44 segundos depois de Wansiro. Na
disputa pelo bronze, o etíope Tsegay Kebede ultrapassou o compatriota Deriba Merga (que cambaleava, desorientado, ao cruzar a linha de chegada) nos metros finais e garantiu seu lugar no pódio.
O único brasileiro que terminou a maratona foi José Teles, na 38ª posição com o tempo de 2h20min25s. Já Marílson dos Santos e Franck Caldeira abandoram a disputa antes do quilômetro 35. Em Atenas-2004, Vanderlei Codeiro de Lima obteve o melhor desempenho nacional na prova em Olimpíadas, ao conquistar a medalha bronze depois de ser agarrado pelo fantasiado irlandês Cornellius Horan.

Nenhum comentário: