sexta-feira, 29 de agosto de 2008


TREINANDO VELOCIDADE...


Corredor é tudo igual mesmo. A cada corrida quer melhorar o tempo, haja o que houver...Muitas das vezes saimos decepcionados de uma prova, achando que nos esforçamos mais, todavia o resultado foi o mesmo e na melhor das hipóteses pouquinha coisa melhor. Mas será que correr, correr, correr, é mesmo o suficiente para a melhora da performance nas corridas?

Na verdade eu demorei a entender que se eu não variasse nos treinos, eu não iria variar no meu tempo tb. Ele ficaria ali, estagnado por muitos e muitos anos.
É bem verdade que não sou muito fã de tiros, mas uma saída bem bacana é o fartlek.
Se você nunca fez um treino com Fartlek – ou não sabe ainda o que significa –, essa é a sua chance de entender e tentar...
Fartlek é um termo de origem sueca, tendo sentido genérico de correr e brincar ou, mais especificamente falando, velocidade e jogo, em tradução para o português. Consiste na realização de atividades esportivas com variações específicas de cada esporte.
Na corrida, a utilização deste método de preparação física implica na variação de ritmo, terrenos e intensidade, sendo eficiente no adequado condicionamento e aumento de intensidade e performance.
As variações podem ser de percursos: planos, com subidas, com descidas, trechos arenosos.
Ainda podemos realizar o Fartlek com corridas lentas e rápidas, variando as distâncias e o tempo.Passadas as informações iniciais, vamos ao aspecto prático do Fartlek...
Sempre que queremos incrementar nossas corridas, temos neste método um eficaz aliado.
Lembre-se que ele não deve ser a base de seu treinamento, mas sim uma alternativa para quebra de ritmo dos treinos.
Como sugestão para iniciantes, devemos ter alguns cuidados. Por exemplo, é necessário um condicionamento mínimo e alguma experiência em ritmo de correr, podendo perceber alterações no desenrolar de uma sessão de treino. Não devemos realizar o fartlek ou outro treino diferenciado sem ter informações básicas.
A utilização do freqüencímetro, é muito útil para visualização do esforço realizado. Mas vamos ao que interessa...
Inicie realizando o fartlek uma vez na semana, com variação de ritmo de corrida assim sendo: 10 min de trote aquecimento/ 2 min de corrida em ritmo mais forte/ 3 min de trote leve. Repetir seis vezes a variação das corridas e, ao final, reservar energia para uma desaceleração de no mínimo 5 min para uma volta à calma.
Este treino pode ser aumentado inicialmente em tempo, passando após duas semanas para oito repetições. Após quatro semanas, com uma adaptação já consistente, a possibilidade de variação da velocidade para um ritmo mais intenso se dará com alguma naturalidade.
Passada esta fase, as variações de fartlek podem incluir velocidades sub-máximas por curto período de tempo, alternando com trotes regenerativos, na razão de 150m x 2 min trote. Mais uma variação após o período inicial de treinamento é dada pela inclusão de trabalhos em subidas, iniciando com pequenos trechos, 50 metros, por exemplo, (devido à maior intensidade) alternando com trotes em terreno plano de 3 min leves (menor intensidade). A progressão para maiores distâncias em subidas se dá de forma semelhante ao terreno plano, uma vez que a percepção de esforço é uma variável importante na progressão.Ao trabalhar este método, não se deve indefinidamente aumentar o tempo de execução do treino intenso (mais rápido), deixando espaço a outras técnicas de treinamento desportivo com outras abrangências específicas e adequadas ao período de preparação.Quando se trata de uma preparação muito longa, o fartlek pode ser incluído semanalmente ou até quinzenalmente, permitindo variações de treinos onde a repetição possa causar desconforto ou desgaste pela rotina.

Agora é ir para o treino, buscar a variação e aprimorar sua performance de velocidade, utilizando uma forma agradável e eficiente para tornar a corrida sempre divertida e atraente...

Nenhum comentário: