segunda-feira, 18 de agosto de 2008



É DIFÍCIL BEBER ÁGUA DURANTE A CORRIDA, MAS EXTREMAMENTE NECESSÁRIO...
Eu sempre bebo 2 copos de água antes de treinar e pelo menos 500ml antes das provas. Mas não pensem que bebo 1 hora antes não... Minutos antes lá estou, com minha squeeze gigante bebendo água que nem louca. Mas isso é porque me acostumei assim. Se não bebo, me sinto mau durante a corrida, a garaganta seca, perco o ritmo. Durante a prova, pego água em todos os postos disponíveis, nem que seja para dar um golinho e jogar o copo fora. Já meu pai não consegue fazer isso. Ele bem que tentou beber água no percurso, mas passou mau e acabou fazendo uma péssima prova. O problema é que quando bebemos água durante a prova, a respiração muda, a velocidade também.. é uma loucura.. Mas será que é possível se hidratar bem durante a prova sem comprometer o resultado?
O treinador Alexandre Lima, da equipe Filhos do Vento, do Rio de Janeiro, comentou que essa é uma dúvida comum entre os corredores, principalmente os iniciantes. “A principal indicação é para o corredor diminuir a velocidade ou mesmo caminhar se ele se sentir desconfortável para se hidratar durante uma prova”, sugeriu Alexandre. “Costumo indicar para os corredores beberem goles pequenos com a respiração mais natural possível, sem afobação e sem jogar um monte de água na boca. Se precisar, diminua o ritmo”, completou Dení Domingos da Silva, treinador da Equipe de Corrida, de São Paulo.Para isso, um dos cuidados é beber água um pouco afastado do posto, para não pegar de surpresa algum atleta que possa vir em um ritmo mais forte e provocar um acidente.Diminuir a velocidade nem sempre é uma idéia facilmente aceita entre os corredores. Principalmente aqueles que, têm o objetivo de melhorar suas marcas pessoais. “Eu por exemplo, tenho uma meta de alcançar 50 minutos. Atualmente estou correndo na casa dos 52. Sei que parar em todo posto me prejudica, mas não abro mão disso.
Mas será que esses segundos fazem mesmo diferença no resultado da prova?De acordo com o treinador Alexandre Lima, essa não é uma boa escolha. “É preferível perder dez segundos e fazer uma hidratação adequada do que se preocupar em não perder o ritmo e ter outros contratempos por causa da desidratação”, falou. “O ideal é o atleta beber pelo menos um pouco de água a cada 15 min ou 3 km”, explicou Dení Domingos da Silva.Mas não é preciso se desesperar. Com um melhor condicionamento, é possível beber água e manter a velocidade. “Isso só se consegue com a experiência e calma. É normal que a respiração mais ofegante dificulte a hidratação. Mas o atleta pode melhorar isso com o tempo, à medida que ele fica menos cansado e ofegante durante a prova”, finalizou Alexandre Lima.

É.. olha eu aí, fazendo tudo certinho....rs...

Nenhum comentário: