segunda-feira, 11 de agosto de 2008





JOANETE...
Os pés de um corredor nunca são perfeitos. Os meus mesmos...aff.. odeio...E quando eu tenho que usar uma sandalinha de dedo? E no verão??? São tantos os problemas que deixam os pés de nós atletas feios, que dá até pra perder a conta. Uma vez, após uma Meia Maratona que eu fiz, perdi todas as unhas dos pés...ficou assustador!!!! Eu consegui resolver esse problema comprando tênis um número a mais do que o meu.. tipo, meu calçado é n.º 34, mas pra correr compro sempe o 35.
Outra coisa que é horrível, mas muitos corredores reclamam é a joanete que além de esteticamente feia, incomoda e machuca. A minha é bem leve, mas eu a vejo.. sei que ela está lá...rs...Então, que tal darmos algumas alternativas para evitá-la e tratá-la?
O “halux valgo”, popularmente conhecido como joanete, trata-se de uma deformidade muito freqüente na população adulta que, além de ser um problema estético, pode trazer dores e limitações aos corredores. Diferentemente do que pensa a maioria, o joanete não é o crescimento de um novo osso no pé, e sim uma deformidade gerada no hálux (dedão), gerada pela rotação do dedo associada ao desvio angular na direção do segundo dedo, formando, então, a protuberância comumente encontrada nos casos de joanete.Com a deformidade instalada, os tecidos como bursas, tendões e ligamentos são sobrecarregados, resultando no surgimento de processos inflamatórios e conseqüentemente de dor.
Os principais sintomas são:
- Dor na região da planta do pé e/ou na região interna do halux;
- Alteração da marcha;
- Podem existir calosidades na região plantar (sola do pé), região dorsal e entre os dedos;
- Pode haver crepitação (estalido) durante movimentação do dedoAlguns fatores são responsáveis pela existência da joanete. Entre eles está o fator biomecânico, ou seja, anormalidades ósseas ou uma marcha inadequada do indivídio, que, ao longo do tempo, gera sobrecarga e deformidade na articular. Outro fator pode ser é o uso de calçados inadequados, sobretudo salto alto e bico fino, e, por isso, podemos entender porque as mulheres são muito mais acometidas que os homens, cerca de 20 vezes mais chances de adquirir esse problema.
Preniva e trate
É possível prevenir joanetes mesmo no caso de quem tem predisposição genética. Os médicos recomendam usar sapatos adequados, confortáveis para os pés, de bico largo e couro maleável, de modo a evitar a fricção com a pele. Como o pé é a parte do corpo mais castigada e exigida, é preciso proporcionar-lhe o maior conforto possível, usando calçados adequados. O uso de palmilhas e protetores também é comum e, em casos avançados, é necessária a utilização de órteses especiais que devem corrigir a mecânica do pé e diminuir a instabilidade.O tratamento nos casos iniciais pode ser realizado com fisioterapia, em que serão utilizados recursos eletroterapêuticos para melhora da dor e inflamação e exercícios de fortalecimento dos músculos específicos dos dedos.Nos em que já exista um comprometimento severo a conduta pode ser a cirurgia. Diversas são as técnicas cirúrgicas, mas na maioria das vezes ocorre a osteotomia, ou seja, a retirada de uma parte do osso com a finalidade de alinhar a articulação, assim como era antes do procedimento.
É amigos, a dica tá dada....

Um comentário:

Jorge Cerqueira disse...

Oi Lu boa a matéria hein, bom eu acredito que essa foto desse pé não é de corredora...rsss...Parabéns pela matéria...
Bom eu ainda dei sorte um pouquinho que vc ainda não perdi nenhuma unha do pé, mais as vezes tenho pena dele pq só vendo...rsss...
Bons treinos menina.
JORGE CERQUEIRA